Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comandante-geral da PM faz visita ao MPT para conhecer ação em escolas

    O comandante-geral da Polícia Militar do Estado da Bahia, coronel Anselmo Brandão, esteve na manhã desta quarta-feira (01/05) na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT) para uma visita de cortesia.

    Ele foi recebido pelo procurador-chefe, Alberto Balazeiro, pela vice-procuradora-chefe de gestão, Adriana Campelo, e pelo coordenador das unidades do MPT no interior Procurador Marcelo Travassos. Durante a visita, o coronel acompanhou o início da apresentação do projeto MPT na Escola para um grupo de 15 oficiais da PM.

    Segundo informou Adriana Campelo, a experiência do MPT de levar para as salas de aula o debate sobre o trabalho infantil foi apresentada para o grupo de oficiais que desenvolve projeto semelhante da Polícia Militar em escolas da rede pública estadual. Nele, a corporação aborda uma série de questões ligadas a segurança e busca desenvolver nos alunos a consciência cidadã. “Nosso objetivo é que o conteúdo que dispomos sobre trabalho infantil seja inserido nessas ações da PM dentro da rede de ensino, levando essa mensagem importante para crianças e adolescentes de todo o estado”, afirmou a vice-procuradora-chefe.

    Durante a visita, o coronel Anselmo Brandão aproveitou para agradecer o empenho dos procuradores do MPT em destinar, sempre que possível, recursos para a aquisição de bens para a PM, como o que foi feito em Juazeiro, onde a corporação recebeu 29 viaturas completamente equipadas para reforçar as ações de segurança na região norte do estado. Os veículos e suas adaptações foram custeados com recursos de indenização por danos morais coletivos em ação do MPT. Para Balazeiro, “a parceria institucional com a PM só traz benefícios para a sociedade”.

    A metodologia e as bases do MPT na Escola foram apresentadas ao grupo de oficiais pela procuradora do trabalho Rita Mantovaneli, coordenadora estadual do projeto. Ela mostrou como o órgão promove eventos de capacitação para professores, coordenadores pedagógicos e diretores de unidades de ensino fundamental. Eles servem para discutir a questão do trabalho infantil e propor uma reflexão sobre o tema, para depois ser levada para a sala de aula. Com os alunos, eles terão ainda o apoio de livros fornecidos pelo MPT para cada estudante, além de guias didáticos para os professores.

    O MPT na Escola é um conjunto de ações voltadas para a promoção de debates nas escolas de ensino fundamental dos temas relativos aos direitos da criança e do adolescente, especialmente a erradicação do trabalho infantil e a proteção ao trabalhador adolescente. Mais de 40 municípios baianos já adotaram a metodologia e os materiais didáticos do projeto em suas redes de ensino. Entre elas Salvador e a mais recente: Cachoeira, que implantará o projeto em suas 17 unidades de ensino no início do segundo semestre.

    • Publicações1224
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comandante-geral-da-pm-faz-visita-ao-mpt-para-conhecer-acao-em-escolas/362740212

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)