Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPT reverte indenização para instituições assistenciais no sudoeste baiano

    Quatro entidades assistenciais do sudoeste baiano foram diretamente beneficiadas por um acordo firmado entre o Ministério Público do Trabalho MPT e a Alimentos Zaeli Ltda. A empresa comprometeu-se a regularizar a contratação dos empregados e representantes comerciais, deixando de exigir documentos como certidão negativa de SPC e Serasa e certidão negativa de reclamação trabalhista. Como indenização por danos sociais genéricos, foi obrigada a doar duas toneladas de alimentos, destinados a instituições que prestam assistência a crianças e idosos carentes nos municípios de Guanambi e Candiba.

    Conduzido pelo procurador Cláudio Dias Lima Filho, da Procuradoria do Trabalho no Município de Vitória da Conquista, o acordo foi firmado no curso da Ação Civil Pública (ACP nº 00604-2008-641-05-00-9) , ajuizada na Vara do Trabalho de Guanambi. O MPT investigou a empresa após a denúncia de que a Zaeli procedia irregularmente na contratação, utilizando critérios discriminatórios.

    Firmado o acordo, os alimentos (arroz, macarrão instantâneo, cereal matinal e canjica) foram entregues pela Zaeli nas sedes das quatro entidades beneficiadas: Associação Ação Fraterna da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no município de Candiba; Sociedade Assistencial Espírita Edigar Teixeira (Casa de Passagem), Associação Brotando Vida da Paróquia Santo Antonio e Associação Benemérita De Caridade Lar Dos Velhinhos, localizadas em Guanambi. O procurador do MPT Cláudio Dias e a juíza do Trabalho de Guanambi, Márcia Novaes Guedes, acompanharam a doação (foto) .

    No entendimento do MPT, o fato de exigir documentos de cadastros de proteção ao crédito como critério para analisar candidatos a empregos configura conduta patronal abusiva. O ato de rejeitar um candidato só porque ele tem o nome sujo é uma forma de discriminar. Fere a Constituição Federal no artigo , que estabelece que todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, vedando quaisquer critérios discriminatórios. O Brasil é signatário da Convenção 111 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que trata da discriminação em matéria de emprego e profissão.

    Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Trabalho na Bahia

    Olenka Machado. MTb. 17.216/RJ

    Mirela Portugal (estagiária)

    ASCOM: 71. 3324-3460 - ascom@prt5.mpt.gov.br

    • Publicações1224
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações32
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-reverte-indenizacao-para-instituicoes-assistenciais-no-sudoeste-baiano/1886785

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)