Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPT inibe descontos ilegais no salário dos empregados da Farmácia Pague Menos

    A Empreendimentos Pague Menos S.A. firmou um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Ministério Público do Trabalho MPT comprometendo-se a deixar de efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando resultar de adiantamentos, dispositivos de lei ou acordo coletivo, conforme determina o artigo 462 da CLT.

    A prática de promover descontos ilegais no salário dos trabalhadores foi denunciada pela 4ª Vara do Trabalho de Itabuna/BA e comprovada pela investigação do MPT. A empresa fazia descontos nos salários quando o empregado esquecia de fazer a alterações de preço nos medicamentos, deixava de descartar os produtos fora de validade ou perdia o comprovante do cartão de crédito de compras.

    Conduzido pela procuradora do MPT em Itabuna Letícia Vieira, o TAC foi assinado no último dia 31 de maio e também determina que a rede de farmácias passe a informar no contracheque do empregado todos os descontos realizados na remuneração, com o motivo. É importante que o trabalhador saiba que só são lícitos os descontos salariais por adiantamento ou aqueles previstos em lei ou em norma negocial coletiva alerta a procuradora.

    O compromisso assumido pela Pague Menos abrange a matriz e todas as filiais e sucursais da rede situadas na Bahia, inclusive as que forem criadas posteriormente. O descumprimento de cada uma das obrigações previstas no TAC resultará em multa de mil reais por cada infração e/ou trabalhador encontrado em situação contrária. O valor pode ser revertido ao FAT - Fundo de Amparo ao Trabalhador ou a entidade indicada pelo MPT.

    Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Trabalho na Bahia

    Olenka Machado. Registro MTE 17.216/RJ

    ASCOM: 71. 3324-3460 / 9631-4082 prt5.ascom@mpt.gov.br

    Visite nossa página: www.prt5.mpt.gov.br

    http://twitter.com/mptbahia

    • Publicações1224
    • Seguidores15
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações322
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpt-inibe-descontos-ilegais-no-salario-dos-empregados-da-farmacia-pague-menos/2726930

    Informações relacionadas

    Justiça multa rede de farmácias em R$ 400 mil por descontos salariais ilícitos

    Tribunal de Justiça do Ceará
    Jurisprudênciahá 4 anos

    Tribunal de Justiça do Ceará TJ-CE - Recurso Inominado Cível: RI XXXXX-76.2016.8.06.0088 Ibicuitinga

    Melina Maciel Paes Barreto, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    Modelo de Impugnação à Contestação

    Petição Inicial - TRF01 - Ação de Revisão da Rmi com Base em Inclusão de Verbas de Caráter Trabalhista no Pbc - Procedimento do Juizado Especial Cível - contra Instituto Nacional do Seguro Social - Inss

    Empregador não pode descontar encargos do cartão de crédito da comissão do vendedor

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)